10 setembro 2009

"O" chá de bebê da Lorena

Dizem que o melhor da festa é esperar por ela. No caso do pessoal de Tatuí, especificamente no caso do Wagner e da Teresa, donos da chácara onde se deu o evento, isso não é verdade. O melhor da festa é prepará-la.*
Vejam: eu tinha um convite para o chá de bebê, no domingo, dia 6 de setembro as 15 horas.
Pois chegamos em Tatuí, na casa da Dilá no dia 5, e já nos arrastaram para a chácara. (nos arrastaram é força de expressão, pois fomos na maior alegria) O começo da festa foi um jantar de comida japonesa, preparado pelos rapazes. E eles sabem fazer, viu? Não vou postar as fotos, porque são muitas, fizemos um passo a passo.
Comemos sushi e sashimi até onde deu. E eles trabalham bem, não deixaram faltar a raiz forte e nem o gengibre. Um banquete.
Eu não bebi, mas além das pingas, orgulho do Wagner ,tinha bebidinhas à base de saquê, capirinhas e caipiroscas e um bom (mas bota bom nisso) vinho. Sem contar com a cervejinha básica.
No dia seguinte, almoço. Frango assado, arroz, feijão, caldo de piranha, (isso mesmo, caldo de piranha feito pelos homens), pirão de peixe e peixe frito. Um banquete.
Minutos antes de começar a abrir os presentes, salgadinhos fresquinhos, nem posso dizer que deliciosos, porque simplesmente não dava pra comer. Não havia espaço físico pra tanta comilança.
Depois de todos os presentes abertos e de todas as brincadeiras, na varanda (enorme) da casa, várias mesinhas espalhadas, serviram os doces. Vejam que tortura: bolo gelado, pavê de amendoim, rocambole de chocolate e coco, sagú, doce de mamão em calda, tudo, absolutamente tudo feito em casa, nada comprado.
Quando eu pensei que nada mais havia, eis que me aparecem pães fresquinhos e com casquinha de queijo, e um patê de alho maravilhoso. E uma senhora, com um fogão industrial e duas panelas enormes de uma comida bem típica de Tatuí, semi pronta. Arroz com frango, que ela terminou de fazer "em loco". Eles têm um jeito muito especial de preparar essa delícia. Uma salada imensa de alface com tomate e manga picada lindamente.
MO e eu fomos embora sem comer o arroz com frango. Mas no dia seguinte, claro, a Teresa, bacana como ela só, nos guardou uma marmita com o bendito. Estava simplesmente delicioso.
Segundo a moça que cozinhou, 70 pedaços de frango, um quilo e meio de cebolas, 3 quilos de arroz e 5 maços de cheiro verde. Divino. (sem contar com o alho que o frango foi temperado)
Na segunda-feira, quando eu achei que os donos da casa queriam descansar, sabe o que inventaram? Churrasco fogo de chão. É demais. Com buraco na terra, pedra e tudo. Os caras sabem viver e viver bem. Tudo é festa e a harmonia é divina. Rola uma energia maravilhosa.
E eu lá, feito uma regina de Londra, super bem tratada. Esse povo é demais mesmo.
Povo de Tatuí... valeu! **

*Eles trabalham com alegria, com harmonia, com espírito de festa. Vira tudo uma grande brincadeira.
**Quando eu estava de saída disse: "se o chá de bebê foi tudo isso, imaginem o aniversário de um aninho. E o futuro papai completou: "que um aninho, que nada. Antes disso tem a festa do batizado". hehehe

Marcadores: