11 agosto 2009

Rodízio anti-fumo.

Sei que a onda e a moda do momento é falar da famigerada lei anti fumo. Nada contra e nem a favor, muito pelo contrário. Cada um sabe de si, sabe dos malefícios do cigarro. Não acho nada boa essa de "delação", porém a lei tem seus prós e obviamente seus contras. Tudo o que é proibido automaticamente torna-se melhor. Tudo que é bom é ilegal, imoral ou engorda. Nesse caso, o cigarrinho é só ilegal em São Paulo. Não é imoral e nem engorda. Hé!

Mas como diz um amigo meu: eu sou fumante velho, fumo por prazer e não vou sair por aí fazendo apologia do cigarro, especialmente aos jovens. Mas me proibir de fumar em lugares públicos que não seja a rua? Assim já é demais.

Mas isso que escrevi acima foi apenas uma introdução do que quero realmente falar. Como paulistana sei muito bem da lei do rodízio, e NUNCA a infringi. Hoje, por um problema de trânsito, de atraso e também um pouco de falta de planejamento da minha parte, as 17 horas eu estava há mais ou menos 4 km de casa, dentro do centro expandido.

O que fazer? Parar o carro e ficar até as 8 da noite? Entrar no primeiro estacionamento que me aparecesse na frente, deixar o carro e ir pra casa de metrô ou busão?* Tentar ir de cabeça erguida e driblar os milhões de marronzinhos que tem em cada esquina, em cada cruzamento?

Como foi um dia muito cansativo e eu estava com muita dor**, optei por fazer de conta que era invisível e mandar ver. Vi uma marronzinha me olhando, mas não a vi multando. Talvez ela tenha memorizado minha placa pra multar depois, pensando: ahá! essa daí pensa que eu não vi... deixa ela pensar que daqui uns dias vem a surpresa na casa dela.

Meu maior receio era de que nesses 4 ou 5km, eu levasse multa de mais de um marronzinho, sabe? Poderia nesse trajeto, ser 3, 4, 5 multas, 3, 4, 5 marronzinhos de olho em mim.
Fora os radares fotográficos, que após as 17 horas, fotografam não só apenas os que passam a mais de 40km por hora mas, TODOS os carros, pra caracterizar a multa de rodízio.

Então eu mais uma vez me pergunto: cadê o meu direito de ir e vir? Sou uma boa cidadã. Não jogo lixo nas ruas, (e nem admito quem jogue, já arrumei muita briga por isso) meu carro foi inspecionado (lei nova) pra não poluir e paguei salgado por isso. Pago meus impostos, cumpro rigosamente as leis, enfim, sou uma boa motorista e uma ótima cidadã.

E agora, por um problema como citei acima, talvez eu "morra" com mais de uma multa e sabe-se lá com quantos pontos na carteira.
Isso tudo sem contar com as broncas que vou levar de "vocês sabem quem".

*Estacionamentos em São Paulo são caríssimos, sem contar que eu teria que voltar depois das 8 pra pegar o carro. E sem contar que nessas três horas, eu teria mais o que fazer, né? Caso eu optasse por ficar parada na rua, dentro do carro, correria o risco de ser assaltada, e se fosse tomar um lanche, um café , e deixasse o carro sozinho, poderia também acontecer do carro ser roubado, coisa comum nas ruas de São Paulo. Ou seja: temos deveres e não direitos. Quem olha por nós?

**Um dos meus "programas" de hoje foi ir ao médico. Era ir ou ir. Não tinha outro jeito.

***Quando a(s) multa(s) chegar(em) eu conto. Torçam por mim.

Marcadores:

2 Comments:

At 12/8/09 11:39, Blogger Vera Vilela said...

Pois é minha amiga, hoje é uma coisa, amanhã é outra e quando a gente menos perceber, estaremos com um chip dentro da pele para sermos controlados, por isso sou contra toda e qualquer forma de controle.
Beijoooooooo

 
At 13/8/09 16:34, Anonymous Anônimo said...

Minha amiga, não importa quantas cheguem, só pode ser multada uma vez pror infração. Se vc fura um determindao período do rodízio só pode ser multada uma vez. Capice?

A mesma coisa com a Zona Azul. Se vc estacionar seu carrinho lá e deixar o dia todo sem cartão só pode receber uma multa, não importa quantos fiscais apareçam.

bj.
=^..^=

 

Postar um comentário

<< Home