18 setembro 2007

E por falar em N.Sra. Aparecida...

Vi no JN, que uma réplica da imagem da padroeira do Brasil chegou à República Tcheca, na Europa Central.

Nessa minha última viagem á Europa, conheci Praga. Foi a primeira vez que estive na República Tcheca e adorei cada momento que estive lá.
Uma capital encantadora de um país que mesmo pertencendo à comunidade européia, reservou-se o direito de manter sua moeda, a coroa. As pessoas são educadíssimas e gentis, diferente de outros países da Europa. Não estou com isso dizendo que os europeus de modo geral são antipáticos ou mal educados, mas que tem muita gente antipática, isso tem (sem entrar no mérito da questão, que agora quero falar de outras coisas da República Tcheca).


Igreja onde fica a imagem do Menino Jesus de Praga.

Foto do Altar do Menino Jesus de Praga. Emocionei-me



Séculos de arquitetura contam a história do cristianismo em Praga, mas depois de 40 anos de repressão religiosa sobre os comunistas, só 30 % dos tchecos se mantêm católicos e o principal ponto de oração é uma igreja, no centro antigo, onde está a imagem do Menino Jesus de Praga.

A estatueta do século XVII foi presente de uma nobre espanhola aos carmelitas. Em pouco tempo, milagres e graças estavam sendo atribuídos à imagem e, hoje, católicos do mundo inteiro fazem orações para o Menino Jesus de Praga.
Neste santuário, foi entronizado hoje a imagem da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A missa solene foi celebrada em conjunto pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, e o cardeal arcebispo de Praga. Estavam presentes o primeiro-ministro da República Tcheca, a comunidade brasileira que vive em Praga e representantes das entidades que patrocinaram a vida da imagem.


A imagem de Nossa Senhora Aparecida abençoada na cerimônia é a cópia fiel da original. Ela agora ficará para sempre no altar da igreja em Praga, aproximando o Brasil, a maior nação católica do planeta, do coração da Europa.