14 julho 2007

Entrevista

O. e eu fomos na quinta pela manhã ao consulado americano. Tínhamos entrevista para renovar nosso visto, que está pra vencer. (parece que renovar antes de vencer facilita um pouco aquela nojentice)
Nosso horário era as onze e a fila era imensa.
Ficamos 5 minutos na fila e nesse tempo eu notei o tanto de gente bem vestida por ali.
Fazia um friozinho de nada, mas a mulherada estava agasalhadíssima. Botas maravilhosas, casacos lindos dignos de um frio de pelo menos 10 graus negativos. Bolsas enooooormes e de grife. Enfim... muita gente bem vestida.
Logo um guarda anuncia que pessoas com 60 anos ou mais não precisam ficar na fila, podem entrar direto. O., que fez 60 em maio e que nunca usou de seus privilégios de idoso (hehehe) não se fez de rogado e foi. Vermelho como um pimentão, até guarda:
-Eu tenho 60 anos, mas minha mulher não tem. Entro na frente ou fico na fila?
-Pode entrar, senhor! Ela pode entrar junto.
Ahá! Nunca pensei que fosse tão bom ter 60 anos. Muito legal. Sem exagero, acho que passamos na frente de 100 pessoas ou mais. Hohoho.
Bom, de qualquer maneira O. aceitou, mas ficou meio constrangido.
Já lá dentro, uma "generala" passava de pessoa em pessoa pra ver se as fichas estavam completas, se estava tudo certo, para depois encaminhar os comuns mortais para:
1- pré-entrevista, 2-digitais, 3-entrevista. E aquele mooooooonte de gente na frente.
Quando a generala olhou a minha ficha e viu que tudo estava certo, passou para a ficha do O. Leu, olhou, mexeu, virou... e lançou:
-O sr. tem 60 anos. Pode se encaminhar para o início da fila. (e eu junto com ele, claro)
O. levantou, abotoou o casaco, respirou fundo, olhou para as pessoas que estavam na nossa frente e disse sorridente e bem humorado:
-Não fiquem com raiva, me desculpem, estou apenas usando o meu "benefício" de idoso.
Todos riram e uma toupeira disse:
-Não, senhor... fique tranquilo. Nós não temos raiva, nós temos é respeito.
Hahaha, que babaca. Não sacou que O. estava brincando.
Cá pra nós, esse negócio de idosos é uma antipatia, né? Tem velho que nem é velho e já tá lá na fila de idoso. O. nunca fez isso, mas dessa vez ele foi "chamado" a fazer. Então...
Mesmo assim, passando na frente de tanta gente, ainda ficamos lá mais de duas horas e voltamos sem fazer a entrevista.
Motivo: o passaporte tem que ficar lá por 10 dias e nós vamos usar na segunda-feira. Temos que voltar para a entrevista mais uma vez, mas todas as etapas já foram vencidas e agora vamos direto por dois motivos: 1- já fizemos a pré e a digital. 2- O. é idoso.
Não é estranho? Nossa... nada a ver. Ele não tem nada de idoso mesmo.

Ela disse: "não se iluda, meu bem... as pessoas estavam bem vestidas pra ganhar o visto."
Será???

Passamos por um supermercado e quando vi uma vaga para idosos no estacionamento, cutuquei O:
-Olha, olha. Você pode parar nessa vagona!
-Não tenho coragem. Eu só aceitei lá porque era o consulado americano e a fila estava muito grande. Puta antipatia de passar por isso tudo pra entrar no país deles.

Outra curiosidade: O prédio onde fica instalado o consulado, era da Sandoz. E O. trabalhou naquele prédio por 20 anos. Um lugar onde ele entrava todos os dias, agora ele precisa de tudo aquilo pra entrar.

Outra: celular fica na entrada. Revistam a bolsa e ainda seguram o celular, depois de passar pela porta magnética. Dá vontade de dizer: "vou não ir"

1 Comments:

At 15/7/07 01:17, Blogger Vera Vilela said...

O. idoso? pápápápá
Não combina mesmo...rs
Mas me diz uma coisa, vocês vão sem a entrevista mesmo? num tendi...

 

Postar um comentário

<< Home