23 fevereiro 2007

Quaresma

Outra da minha avó:
Toda quaresma, minha avó fazia para os filhos (que eram 9) um barbante com 40 nós. Cada nó do barbante era um pai nosso que eles teriam que rezar, por quarenta dias, ou seja, por toda a quaresma.
Meu pai e meu tio Noremi, que eram os caçulas e ainda por cima gêmeos, eram impossíveis. Sabe o que eles faziam?
Meu tio rezava mais depressa que meu pai, então a certa altura da reza, meu tio falava:
-Mário, falta muito pra você terminar seu barbante?
-Falta 20 ainda.
-Me dá aqui 10 que eu rezo pra você.
Acho isso fantástico. Eles nunca desobedeciam e nem ficavam sem rezar. Minha avó punha tanto medo, que todo mundo rezava. Meu pai, inocentemente (acho) dava os pai nossos dele pro meu tio rezar, acreditando que com os 80 pai nossos rezados, independentes de quem os rezasse, estavam liberados do dia.
Meu pai conta essa história desde que eu era muito criancinha, e até hoje acho graça.
Hoje as crianças nem sabem o que é quaresma. Acho que nem os adultos.

6 Comments:

At 23/2/07 17:49, Blogger Vera Vilela said...

Ah Li, e eu que era carnavalesca, decorava todas as músicas e na quaresma eu não conseguia parar de cantar e mãe batia se ouvia, então quando eu não aguentava mais eu ia no fundo do quintal, na plantação de milho e cantava, cantava, até enjoar...rsrs

 
At 23/2/07 19:29, Blogger parla marieta said...

quanta coisa em comum, Vera Luz.
ñós também tínhamos planta~ção de milho no quintal.
:o))

 
At 23/2/07 19:29, Anonymous Anônimo said...

Pois hoje ninguém respeita mais nada.

 
At 23/2/07 19:47, Blogger Vera Vilela said...

E eu fazia bonequinhas loiras, ruivas e morenas com as espigas e levava a maior bronca...kkkkkk

 
At 24/2/07 15:31, Anonymous Anônimo said...

Sorella,

Quando eu era menina do Sion, quaresma era uma época bonita pelos rituais, a procissão do Senhor Morto, o domingo de Ramos, aquelas etapas que a gente acompnhava rezando ( caracas, o alemão me pegou e esqueci o nome, acho que eram estações... etc) Eu sempre adorei rituais. Depois perdeu todo sentido na minha época descrente. Meu pai, ministro da Eucaristia, odiava esta época, achava que tudo de ruim acontecia com ele na quaresma. Já eu não, odeio dezembro, janeiro e fevereiro até o Carnaval - depois fica uma coisa suave, azul, menos senegalesca, mais meu espírito unicórnico - melancolia alegre, alegro ma non troppo ou triste ma non troppo. E amo o mês de maio, da mamma e da Biba. Plntei um Maio em Maricá... tão longe de mim distante... era amarelo somente neste mês. E lindo.

Desculpe a Bíblia é que estou de veneta, venecia, via veneto,

beijos malaios,

merrel

 
At 25/2/07 13:44, Blogger parla marieta said...

Hahahaha. Delícia de comentário. Era a via sacra que a gente rezava, de paradinha em paradinha. Eu também ia na via sacra com minha avó. As 7 estações.

Querida, fique de veneta, veneto, venecia, o quanto quiser.
adoro você falando, falando, falando.

suas palavras sempre me caem bem. Tenho orgulho da te.

Continuo tristinha, mas vai passar. Talvez eu também não goste de dezembro, janeiro e fevereiro. Vai passar.

Beijos

Piccolla.

 

Postar um comentário

<< Home