27 novembro 2006

Oftalmo

Semana passada precisei consultar um oftalmologista. Estava com os olhos inchados e com secreção. Fui ao Cema e fui super bem atendida. Na volta passei na primeira farmácia que encontrei. O médico me receitou 2 remédios: um colírio antibiótico (minha conjuntivite era viral e das bravas) e um colírio lubrificante.
O balconista muito simpático, interpretou a receita e colocou os dois remédios sobre o balcão, chamando em seguir um colega, que não sei se era gerente ou farmacêutico. O que sei é que o gerente/farmacêutico leu a receita, conferiu, assinou e mandou-me passar no caixa.
Em seguida ouço ele, o gerente/farmacêutico dizer:
-Pôxa... um remédio é para verrugas e o outro é colírio. Por que será que ele mandou pingar os dois nos olhos?
Dei meia volta e perguntei:
-Heim? Como é que é? - e ele me explicou.
-Pápápá, disse eu. - vamos ver isso direito.
Bom, o rapaz foi conferir (pela terceira vez) e descobriu que ele tinha lido "loufilm" e que era na verdade (depois de consultar o catálogo de remédios) "eufilm, boufilm" ou algo assim, que nem me lembro mais.
Imagine o perigo. Do jeito que eu estava mal, ainda bem que meus ouvidos estavam bons. E se eu pingo remédio pra verrugas nos olhos?

Mas cá pra nós. A farmácia pode ter errado na competência, mas e o médico? (ele foi muito legal, me pareceu bastante competente) Como podem ainda ter a idéia de "letra de médico" do tempo dos "afonsinhos"? Pápápá. Por que não digitam a receita ou escrevem em letra de forma?

Transcrevo aqui o que dá pra entender da receita: (interpretação minha que sou leiga, mas o farmacêutico não deveria ser)
1- lowfim - pinpoa 1 potro (n cada olho 4 5 l ao dia.
2-Tobax coe - pingoa 1 pto. em cada olho 6/6 hor po falar.
é mole ou quer mais?

2 Comments:

At 28/11/06 09:46, Blogger Vera Vilela said...

Gente do céu!
Que absurdo isso, to aqui pensando, você podia ficar cega menina, que horror.
Quando é que esses médicos vão tomar vergonha na cara?

 
At 12/5/07 13:36, Blogger marcioandre said...

Srta Marieta !
Desculpe invadir assim seu perfil mas não posso deixar de orienta-lá por tais fatos :

- Existe uma lei federal vigorada que não me recordo o número que diz que os médicos são OBRIGADOS a escrever em letra legível para aviamento da receita, porém tais exigências não são deferidas pelos profissionais até por um motivo de ÉTICA DELES, "Caso não saiba o nome correto do medicamento, escreve-se em letra aerogrifos ( péssimas ) e cabe ao profissional farmacêutico ou responsável do estabelecimento decifrar. Mas tambem existe um ética de conduta na farmácia que na dúvida da prescrição do medicamento , não deve ser aviado. O Profissional da farmácia deveria tambem agir desta forma , sendo que as consequências poderiam ser graves pra você , claro que todos atenderam bem mas saúde não é como feira . Poderia haver uma alternativa também de que o FARMACÊUTICO ( QUE DEVE PERMANECER NA FARMÁCIA O TEMPO INTEGRAL , exigido por lei ) tentar ajudar e caso de dúvidas LIGAR ao médico ( fato que ligar não é obrigação, porém conquista de clientes e atendimento de qualidade ) e tentar solucionar com o médico a prescrição , sabendo que o FARMACÊUTICO que estuda Farmacocinética e Farmacoquímica sabe qual o melhor medicamento para seu diagnóstico assim tendo satisfação por sua parte.

Grato pela atenção dispensada

Márcio André da Silva
Estudante de Farmácia Bioquímica na Uninversidade Nove de Julho - Uninove , Gerente de Drogaria e amor pelo atendimento ao cliente
marcioandre@farmaciaviverbememcasa.com.br
marcioandresilva@hotmail.com

 

Postar um comentário

<< Home