22 fevereiro 2006

Patrícia Clemente

Sensatez

Se eu fosse sóbria e séria, se sensata,

Do amor tomava um trago a cada dia,
Com calma, em paz, em cálida alegria,
Se eu fosse sóbria, sim,Isso eu faria.

Se eu fosse sóbria e séria, se sensata,
Dos cultos a verdade aceitaria,
Um bom pastor, não Deus pra ser meu guia,
Se eu fosse sábia, sim,Eu buscaria.

Se eu fosse sóbria e séria, se sensata,
Casada e gorda, comportada e fria,
Um mundo bom, o amor de uma família,
Se eu fosse séria, sim,
Eu já teria.

Mas a paixão não quer a sobriedade
Nem seriedade sabe o coração
E quem busca o calor da divindade
Não se consola com religião.

E não sou sóbria e séria e nem sensata,
Eu meço a hipocrisia dos contentes
E ao justo criador nada mais peço
Que a luz do Sol pra me afiar os dentes.

Patrícia Clemente foi um heterônimo do grande poeta, prematuramente falecido, Marco Aurélio Vieira Pais. Este poema está publicado no livro "Submissão", obra prima da moderna poesia brasileira.

3 Comments:

At 22/2/06 15:31, Anonymous Anônimo said...

Andando por esse mundão caí aqui e de cara ganho essa poesia maravilhosa,li seu cantinho e me deliciei com o jeito leve e engraçado de contar o dia-a-dia.
Voltarei se me permitir...
lindo dia,
beijosssssss

 
At 22/2/06 16:47, Blogger parla marieta said...

Volte quantas vezes quiser, Marcia.
Pena que não deixou seu email pra eu responder direto.
beijos

 
At 1/3/07 03:58, Anonymous Anônimo said...

Enjoyed a lot! » » »

 

Postar um comentário

<< Home